mardi, janvier 26, 2010

Halloween (A Bruxa) entrevistado por Zeblak (O Bruxo)

[Zeblak] Como surgiu essa ideia de criares o personagem Halloween, relatando os problemas de um jovem de Lisboa ?
[Halloween] QUEM CRIA PERSONAGENS SÃO OS INTRUJAS ... Eu rimo a minha vida ... Ajuda-me a espantar demónios.

Desde quando faz rap tuga e porquê ? O que é que te incitou a fazer ?
Eu SEMPRE ESCREVI TEXTOS, POEMAS, pensamentos, etc ... RAP APARECEU NORMALMENTE ...Quando o meu irmão mais velho mostro-me rap pela primeira vez, comecei logo a rimar cenas que já tinha escrito ... FALAR EM DATAS É MUITO VAGO, sinceramente não me lembro.

Quais são as mensagens nas tuas letras ?
Kriminal nao significa ser um gangsta ou um delinquente, kriminal significa sobrevivente e é isso que eu sou. Eu vim para Portugal com 4 anos fomos morar para o jardim da estrela num prédio em ruínas ocupado por imigrantes africanos, dormíamos cerca de 10 pessoas no mesmo quarto ... Eu lembro-me que já nessa ALTURA eu era um sobrevivente, eu o meu irmão e mais alguns putos vadiávamos por toda cidade de Lisboa com pneus de carros, roubávamos carrinhas de sumo, víamos televisão nas montras da cidade e orientávamos trocos de camones para comer gelados e outras merdas, depois saltamos de quarto em quarto alugado até que fomos parar no gueto onde vivi 13 anos ate que fomos realojado em 2002 em Odivelas. Eu sou um kriminal e não tenho nada a provar a ninguém ...
Eu já vi muita m**da nesta vida, já esquivei a morte e a kana em muitas ruas de Lisboa já vi gente a morrer na minha frente, já tentaram me matar fui esfaqueado uma dúzia de vezes, já esfaqueei também uns tantos, já fui espancado varias vezes pela policia, ja espanquei um no bairro Alto, estou a fazer trabalho comunitário por causa disso ...
Agora perguntas-me qual a minha mensagem ... Ha varias mensagens no projecto Mary Witch, vários caminhos, tu escolhes o teu, eu não sou nenhum pastor nem quero ovelhas atraz de mim.

Donde vem a tua inspiração ?
A minha maior inspiração é o meu quotidiano, as pessoas que me rodeiam e a vida de Cristo.

Porquê o nome HALLOWEEN aka bruxa ?
Quando eu tinha 13 anos, a minha mãe mandou-me ir buscar agua ao poço, nos moramos numas barracas isoladas no monte do bairro da Paradela, não tínhamos agua nem luz. O poço ficava a 500 metros da nossa casa num terreno baldio sem casas rodeado de hortas, quando cheguei lá estavam 2 vizinhos meus a discutir de repente começaram a lutar um conseguio dominar o outro sentou-se em cima dele e esfaqueou-o 36 vezes a minha frente. Não foram 30, nem 31, nem 35 ... foram 36 ! O bairro da Paradela era um bairro pequeno e muita gente foi a esse julgamento, eu fui a única testemunha desse crime, não estava la mas ninguém, a partir desse dia depois de ter visto aqueles olhos ... nasceu o Halloween ... Allen é o meu verdadeiro nome, Halloween é o Allen misturado com as coisa do mundo. Bruxa significa a minha sabedoria maldosa e não proveitosa.

Como conseguiste ter tanto sucesso com o teu "Projecto Mary Witch", mesmo com uma fraca qualidade de gravação, instrumentais e rimas simples ?
Foi sorte !

Donde vem o teu amor do rap ?
Eu não amo o rap, nem ele me ama a mim, MAS PRECISAMOS UM DO OUTRO.

Qual é o teu objectivo no rap português ?
Qual é o teu objectivo de disseres o que pensas e o que sentes ?

Foste influenciado com alguns rappers ?
Claro Pac, Big, Racionais,General D, Wu, Lost boys, etc ...

Com quem querias trabalhar (musicalmente claro) ?
Eu trabalhei e trabalho até hoje com quem eu quero, músicos da minha laia.

Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?
A evolução tem sido lenta porque os dinossauros não gostam, nem conhecem o rap, mas têm que lidar com ele se não quiserem desaparecer ... O futuro, o futuro é kriminals !

Quais são teus sentimentos ao respeito do Hip Hop Nacional ?
Hip Hop Nacional É LINDO !

Podes me falar do teu som "Fuck y..all yo" ? Beef ou é uma estratégia para te manter no topo ?
MANTER-ME NO TOP ? ...ALGUMA VEZ VISTE o HALLOWEEN EM ALGUM TOP TIRANDO A RUA ? O som fala por si e não digo nenhuma mentira ... "Fuck y..all yo" É UM SOM PARA MENTIROSOS, UM SOM PARA INTRUJAS, é som em que eu falo daquilo que penso de muitos mc's e eu falo sem razão tudo o que eu disse é verdade. Ha mc's que disseram que nunca os íamos ver na televisão e eu já vi ... Ha muitos grupos de negros domésticos no hip hop tuga, muitos Michael Jacksons, há muito que são da rua e do gueto até verem a cor das notas ... Ha uns que são underground e criticam toda a gente, discursam como pastores mas acabam por se sentar a mesa de todos e de todas as mesas saem de barriga cheia ... Ha uns que vivem de beefs mas beef é na rua ... Ha outros que trocam beats por cona, vieram oferecer-me beats para misturar o som "dia dum dread de 16 anos" mas não sou nenhuma p***, nem sou famoso.
Ha outros que gostam tanto de aparecer, que atropelam tudo e todos ... Por isso, não sei qual o motivo se tanto choque por causa desde som, eu digo o que penso, quem não gosta, p*** que lhe pariu, eu ando na rua todos os dias, já ouvi dizer que foram ao meu bairro, já ouvi dizer que fui baleado mas até agora não vi nada, querem continuar a viver de mentiras vivam ... Todos filhos da p*** que odeiam o Halloween falem o que quiserem falar, estamos num pais alegadamente livre, mas cuidado, não caiam no erro de dizer que vão-me f**** quando me virem, porque eu posso acreditar ... eu recebo telefonemas todos dias de gente gritar que me vai matar, eu peço que tentem só e logo ficam a saber quem é mais loco.
Eu só vivo uma vez e enquanto eu viver, podem ter a certeza eu piso todo filho da p*** que cruzar o meu caminho, mas quem me dera que os meus inimigos fossem "mc's do hip hop tuga" os meus verdadeiros inimigos vestem fardas de negro e azul, governam este pais de gente só fica contente quando nos vé na m**da , quando baixamos a cabeça e servimos ... Gente que mete os meus irmãos e irmãs anos e anos de prisão e continuam a fornicar e a matar as suas propias crianças ... Gente que me vêm na rua e olha para mim como se eu fosse o maior kriminoso do mundo e elas as maiores vitimas ... Esses policias apanham os putos do meu bairro, espanquem-os na esquadra porque pensam que eles também são dos Halloween e mandam-me recados a dizer que vão rusgar a minha casa e vão matar, bla bla bla ... Estes sao os meus verdadeiros inimigos e não haverá paz para ninguém porque ninguém é inocente !

Quais sao as tuas influencias sem ser hip hop ?
Oiço todo o tipo de musica, nada em especial !

Para quando o novo albúm?
Eu estou a gravar "Arvore Kriminals" que irá sair ainda este ano em relação á kKiminals, nós estamos a gravar um álbum mas não é uma coisa que depende só da Kriminal,s depende muito da vidinha ... O mito continua preso, o Drunk está em Angola, o Bottle esta na Irlanda, não é fácil, os Kriminals estão espalhados cada um a correr pela vida mas eu tenho a esperança que um dia estaremos todos juntos a fazer aquilo que realmente gostamos.

Deixo aqui um espaço "freestyle" para ti :
Um abraço para todo kriminal na correria, nós estamos longe mas juntos !


Agosto 2008











5 commentaires:

nigga pretaaaa a dit…

Halloween u rapper Melhor d e Arredores Portugual. ASSIM Meu kuntinua, ñ matou pares de Fazer cena ko teus Pessoal dos curte contribuiu sons.

nigga pretaaaa a dit…

Chavalo, k keria alihh dizer ek o halloween tem k fikar, halloween, o melor do rapp portugues.

Anonyme a dit…

quando hallowen diz que agente que disse que apessoas que nunca disseram que nunca iriam aparexer na tv ta falar d quem concretamente?

Anonyme a dit…

allowen exax foram indrektaj pa valete?

Anonyme a dit…

tambem gxtaria d saber