mardi, janvier 26, 2010

Royalistick entrevistado por Zeblak

[Zeblak] Qual foi o teu percurso no hip hop ?
[Royalistick] Comecei a escrever rimas quando tinha 14 ou 15 anos. Existiam poucas referencias de hip hop português, ouvia-se falar de uns tais de "Da Weasel" como alternativa a um álbum mais mainstream de Black Company e como tal, optávamos pela musica americana. O dj Sas passava tapes para o bairro e chegavam-me as mãos através de outros até porque nao o conhecia. Mais tarde, o Sas começa a interessar-se por aquilo que nos (Mundo Escuro, o meu primeiro grupo de rap) estávamos a fazer e começou a orientar-nos e a "educar-nos". Mais tarde, surge o convite para uma mix-tape (em 99) e a partir dai não mais baixei os braços.

O que é que te incitou a fazer rap e donde vem teu amor ao rap ?
Epah, apareceu como com toda a gente (penso eu!). Comecei por ouvir e a convivência em grupo mais cedo ou mais tarde traz-nos um verso à boca. Um verso traz outro, e dois versos depois surge o primeiro tema. Foi um percurso normal, não o sei explicar bem, aconteceu e manteve-se na minha vida.

Quais são as mensagens nas tuas letras e o objectivo delas ?
Depende dos temas. Hoje em dia considero-me um mc todo-terreno. Gosto de explorar a parte social, até porque me considero politicamente activo e penso que posso fazer chegar até às pessoas que me ouvem a minha visão sobre as coisas, a minha abordagem e até sensibiliza-las com problemas com que elas se cruzam todos os dias e se calhar, até ouvirem uma musica sobre isso, nunca se aperceberam.
Mas penso que não podemos mantermo-nos com a mesma incidência de discurso, a musica hoje em dia exige de nos uma polivalência e quem só souber fazer uma coisa perde em muito para quem sabe fazer duas.

Porquê o nome ROYALISTICK e do teu antigo blazz ?
O meu nome antigo nome era Don R1, era mais um street name que mudei quando gravei o meu primeiro álbum ! Decidi mudar porque acho que existe uma mudança e a mudança exige "mudança" (!) ... Royalitisck porque me considero verdadeiramente realístico dai o "royalistick" "royal" mais "realistic".

Foste influenciado com alguns rappers ou outros estilos musicais ?
Claro, por todos os que ouvi ao longo da minha caminhada na musica e até mesmo por outros que apareceram depois de mim. Acho que é importante estarmos em permanente contacto com tudo o que de novo aparece ou corremos o risco de ficarmos "desactualizados" quando a nossa capacidade nos permite evoluir !

Com quem querias trabalhar musicalmente ?
Epah com muita gente ... No meu novo disco já tive o prazer de trabalhar com muita gente que admiro, no entanto, ficaram "desejos" por realizar. a níveis internacionais existem muitos nomes mas gostaria por exemplo de fazer um featuring com Gentleman, com o Booba, com o Kool Shen, ou mesmo Iam. do outro lado do Atlântico são nomes demais para vos dizer.

Donde vem a tua inspiração ?
De tudo, tudo o que me rodeia e acontece, ou que acontece a quem me rodeia. mesmo esta entrevista pode-me trazer um tema ou uma linha num tema.

Quais são teus sentimentos ao respeito do hip hop nacional actual ?
E o melhor do mundo. penso que o hip hop português tem um potencial enorme, a lusofonia está espalhada pelo mundo e podemos chegar a mais gente. os media estão cada vez mais interessados e isso traz o interesse de muita gente.

Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?
Penso que pode ficar melhor, ou pior, é um género de totoloto. Acho que é importante haver uma continuidade mas é também importante os "próximos" mcs não interiorizarem tanto os que já cá estão porque corre-se o risco de existir uma repetição.

O que pensas do rap "comercial" e dos wacks mc's ?
Penso que existe espaço para tudo e quanto mais vivo na musica mais aprendo com ela hoje sei que é importante respeitarmos toda a gente.

Como definir um mc perfeito ?
Acho que admitir que alguém é perfeito, é o primeiro passo para a estagnar-o. Uma vez perfeito não se evolui, e é pode-se evoluir sempre mais.

O que pensas dos mc's fora de Portugal e que fazem rap tuga ?
Acho que só posso dizer bem. Levam a nossa língua, a nossa cultura e a nossa musica a publico que se calhar pensa que Portugal é uma província de Espanha.

O que dizer à um adolescente que gosta muito do hip hop e que quere entrar no movimento hip hop (mc, dj, b boy, writter) ?
Que o deve fazer, mas que não deve criar expectativas. a musica é um mundo cão e quando pensamos que damos 100% de nos afinal só estamos a dar 10.
Eu não acredito em talento, acredito em trabalho, persistência e disciplina, só isso nos trará frutos ao longo dos anos. Acho que pensar que tudo será como pensamos e projectamos é um erro. Acreditem em vocês todos os dias para daqui a muitos dias verem isso reconhecido.

Algum projecto futuro ?
Um álbum novo, editado pela Footmovin, que não deve tardar. Para além disso as costumes participações em álbuns ou compilações apesar de não poder dar resposta a todas porque os convites são muitos.

Uma palavra para os soldados do hip hop ?
Nunca se julguem demasiado bons para ninguém vos julgar como demasiado maus.

Junho 2007

Aucun commentaire: