mardi, janvier 26, 2010

Dj Lusitano e Drikinho entrevistados por Zeblak

(Zeblak) : Como é que se conheceram ? Como vieram à trabalhar juntos ?
(Drikinho) : Foi através dum fórum hip hop na internet em 2001, peguei no email do Lusi e contactei-o para trocarmos ideias e pontos de vista ao respeito da nossa arte.
(Dj Lusitano) : Ocorreu naturalmente, e mesmo por ocaso, encontrei-o via internet. Por mim, Drikinho faz parte dos encontros onde o feeling ultrapassou o potencial, onde a parte humana é a parte mais presente, então hoje estou contente que o pessoal gosta dele e ver em ele o que eu vi no primeiro dia.

O que motivou Dj Lusitano a querer fazer conhecer Drikinho ?
(Lusi) E algo de global para mim, Drikinho tem um potencial e uma escritura de doido. Somos complementários desde o princípio sobre nossos projectos, ajudei-o porque senão ninguém o terá feito na comunidade, ninguém me ajudou mas não faz mal eu o fiz e feré sempre, e quero que o pessoal dê conta do seu trabalho.

Desde quando estão na música e qual foi o vosso percurso ?
(Drik) Estou na música desde sempre porque a oiço também desde sempre seja ela qual for ! Mas em relação a minha implicação nela : escrevo desde os 17 anos, comecei a fazer maquetes aos 19 e colocar alguns sons meus em mix-tapes e compilações. 3 anos depois, justamente quando conheci o Lusi ...
(Lusi) Eu estou no som oficialmente desde "Freestyle Connexion 1" ou seja 2001, mas eu já trabalhava antes, mas sem saber que hoje tu serias a entrevistar-me e que isso tudo tendría tantos impactos, em facto quando fazes o que gostas consegues sempre, tens só o crer e ficar o mesmo.

Porque escolheram esses pseudónimos ?
(Drik) E derivado do meu verdadeiro nome : Cédric.
(Lusi) Eu, é sempre a mesma resposta : "Lusitano" das minhas origens portuguesas, e "dj" da minha profissão, sou muito simple como rapaz para chamar-me "DjGangster" ou não sei o quê ! Prefiro ficar eu, um apaixonado de som, dessa cultura hip hop.

Desde quando estão no rap tuga e porquê ? O que vos incitou a fazer rap ?
(Drik) Em primeiro lugar, quero deixar aqui uma coisa clara : não estou, não pertenço e nem me considero fazer parte do Rap Tuga porque vivo em França e cuspo maioritariamente em francês mas gosto também de cuspir em português para que a gente lusófona escuta também as minhas mensagens ... O que me incitou a fazer rap é tudo o que eu vivo e vejo a minha beira, o que eu sempre vivi : sou filho de imigrantes divorciados, cresci no "melting-pot" francês com amor ao hiphop como todos da minha geração ou pelo menos da minha classe social e aos poucos fui dando conta duma certa aptidão que eu tinha e tenho para esta arte ... Ha tanta coisa para denunciar ...
(Lusi) Quero fazer hip hop aqui, em Portugal ou em qualquer país que for, o principal é de viver o que fazemos, que os nossos messagens sejam ouvidos. Passei de auditor ao consumador ao activismo em Hip Hop, ao Dj, ao animador radio, produtor então hoje tento de transmitir e de aproveitar dos poucos tempos de fala que tenho para dizer que se tu queres tens que persistir, nada é impossível.

Quais são as mensagens que queiram passar ? Qual é o objectivo das vossas canções ?
(Drik) Simplesmente a realidade da nossa sociedade, principalmente os aspectos negativos porque é para isso mesmo que serve o rap ou seja uma música onde podes denunciar, pois para mim o rap é anti-censura e quem quiser ouvir coisas mais "cor de rosas" vá ouvir baladas ou música de baile porque no rap não há verdade que possa ser escondida ...
(Lusi) Já disse mas em cima, penso que para Drik é a mesma coisa, passamos mensagens é o principal, somos uns apaixonados depois se o pessoal gosta de nós é um mais, mas pouco importa o tamanho, o que eu quero é que fica eu e verdadeiro.

Donde vem o vosso amor do hip hop ?
(Drik) O meu amor do hip hop não se explica, vive-se ! ! !
(Lusi) Sou um grande amador do rap francês, desde minha adolescência, gosto disso, a descoberta do novo Mc, pesquisar cd's.

Qual é o vosso objectivo no rap português ?
(Drik) No rap português, nenhum porque como já te expliquei mais em cima, não me considero parte do rap português. Agora no facto de eu fazer rap em português posso dizer que o meu objectivo é principalmente desmostrar que esta música não tem fronteiras, nem barreiras e que se trata mesmo duma arte com A ! Pois, o facto de eu cuspir em bilingue também prova a parte técnica do rap que é uma música cheia de ideias, sabedoria e tudo mais ...
(Lusi) Para dizer tudo, o meu objectivo é de fazer passar mensagens via minha paixão da música, mas em qualquer rap onde o pessoal se reconheça em nossos sons, não quero que me cataloga.

Quais são vossos sentimentos ao respeito do hip hop tuga ?
(Drik) Acho que está atingido um nível fabuloso se falarmos unicamente da parte musical : mc's , dj's, produtores ... Recuperou a passos largos o atraso que tinha em relação a certos vizinhos europeus.
(Lusi) Vivi o HIP HOP TUGA, conheço bem esses activistas então é difícil de me perguntar isso. Em 2000, quando voltei em França, fui um dos primeiros a crer nesse movimento em França com "FC1", então hoje estou feliz que pessoas se preocupam do hip hop tuga porque há qualidade la em baixo. Big up para eles.

Como vêem a evolução e o futuro do rap tuga / francês ?
(Drik) Para mim, o futuro do hip hop (seja ele donde for !) será sempre a denunciação , combate a injustiça e estará sempre ligado de perto ou de longe a ideias politicas ...
(Lusi) O que eu vejo é que o jovem come mais hip hop hoje que eu comia na sua idade, isso desenvolve-se melhor agora, que os independentes se tomam em mão e a serio o rap é longe de estar morto, senão não vivemos na mesma planeta.

Para vos, o que é preciso para desenvolver o rap francês ? 
Porquê"faut il sauver le rap français ?" (deve salvar-se o rap francês ?) ?
(Drik) E preciso apostar nos talentos mais novos ! ! ! Pois, o hip hop é uma música ouvida principalmente e maioritariamente por jovens de -25 anos e são praticamente os mesmos mc's e crews que estam nas Fnac e Virgins há uma década, não é que todos mereçam e tenham talento suficiente, mas sim também porque tem tipo um monopólio da situação e não querem "ceder o lugar" a putos mais potentes ...
(Lusi) Isso para mim não quer dizer nada, o rap francês é bem presente e o será sempre, é unicamente uma renovação de geração de artistas, mas olha bem os jovens consumem ainda mais rap que eu ou que os outros, então eu não o vejo perdido, pelo contrário há cada vez mais os labels independentes. Olha para "BIL'1'G", ninguém nós ajudou, financiamos tudo e produzimos tudo, então ...

O que pensam do rap comercial e dos wacks mc's ?
(Drik) Em relação ao rap comercial, é muito complicado responder em poucas linhas, pois depende do sentido que dermos a palavra comercial. Em relação aos wacks, para mim qualquer mc que não faz isto por amor mas com quaisquer outras intenções é wack ! ! Trata-se de falsos, intrusos no movimento.
(Lusi) Francamente, é fazer-lhes promoção ...

Donde vem a vossa inspiração, influências musicais ?
(Drik) Como já te disse antes, a minha inspiração vem de aquilo que eu vivo e vejo no dia a dia, apenas relato a realidade da nossa sociedade, as minhas expectativas, desilusões, etc ... As minhas influências musicais vêm sobretudo do hip hop francês e seu rap old school (Ntm , Iam , La Cliqua ...) e também um pouco do rap hispânico (Delinquent Habits, Cypress Hill ...)
(Lusi) Eu gosto da Soul, é a música que escuto todos os dias, vesse em "BIL'1'G" nas minhas prods.

E tu Drikinho, o que ouvam sem ser rap ?
(Drik) Ouço algum fado, música brasileira e também um pouco de salsa , raï e toda a música que se vai fazendo pelo mundo fora !

O qué que queriam fazer se não houvesse a música ?
(Drik) Politica ... (risos) ! Brincadeira a parte, tudo que me permita exprimir-me sem censura ! Quando me censurarem morro !
(Lusi) Eu gostaria fazer filmes ou pequenos metragens, gosto jogar papeles.

Algumas colaborações, featurings são previstos ? Quais são os últimos cd's, mixtapes, concertos ou show de previstos ?
(Drik) Street album do Lusi e de mim "BIL'1'G", a seguir a este projecto darei seguimento com o meu álbum a solo que vou começar a trabalhar no inicio de 2006, e creio que o Lusi vai preparar uma compilação de rap francês mas de isso fala ele melhor ! O resto é segredo (risos).
(Lusi) O futuro é "BIL'1'G" para Drikinho e eu, e eu preparo um projecto solo em sob-marujo com mc's francês. Esperando que Drikinho prepare um álbum e que "BIL'1'G" seja bem recebido.

São considerados desde um certo tempo como uma séria esperança da cena rap tuga ! Sentam essa pressão a saída desse novo álbum ?
(Drik) Népias, não sinto nenhuma pressão no que toca ao hip hop e ao meu rap.
(Lusi) Não sei, não sento grande coisa, não faço isso para isso. Drikinho é igual, nunca dissemos vamos fazer 20 títulos. Fazemos canções pouco em pouco e assim nasceu "BIL'1'G", é a equipa, depois é claro enviam-nos emails para a saída de "BIL'1'G" mas tentamos de o sair o melhor e mais pro possível apesar da falta de meios a nossa disposição, isso tem que o saber, fazemos tudo sozinhos sem ajuda de ninguém, só com economias, é por isso que meu próximo projecto intitulará-se com certeza "Paixonado" porque isso me corresponde bem.


Vosso Top 3 dos vossos cd's favoritos ?
(Drik) Rocca "Entre 2 mondes", Iam "L'école du micro d'argent", Big Pun "Endangered species".
(Lusi) Tenho muitos, mas ultimamente escuto muito 9th wonder, o ultimo Kanye West, e também rap francês o ultimo Less du 9, Lino, Psy 4 também ...

Uma palavra para os soldados do hip hop ?
(Drik) União e persistência para deitarmos a baixo todos os clichés que nos colam !
(Lusi) A serio, com o risco de me zangar com gente da comunidade portuguesa ou no rap, faré agora sempre escolhas das coisas só se tiver qualidade, é critica construtiva.

Deixo aqui um espaço "freestyle" para vos :
(Drik) Freestyle faço em voz alta mano, não por escrita ! Paz.
(Lusi) Obrigado a ti. E a serio nada é impossível mas tudo é tão duro, tens que gostar o que tu fazes e de o crer muito forte !!!

Decembro 2005 

Aucun commentaire: