lundi, avril 12, 2010

Black Mastah entrevistado por Zeblak

[Zeblak] Desde quando faz rap tuga ?
[Black Mastah] Desde 1993, com o meu irmão no grupo chamado Filhos de Um deus Menor.

O que é que te incentivou a fazer rap ?
Epa, a minha maior influencia de sempre foram os programas de radio que se ouvia na altura ... Alma Radical, Mercado Negro (1992).

Quais são as mensagens nas tuas letras ?
São sempre coisas positivas, desde o "vai em frente pois consegues", falo um pouco de tudo, principalmente sobre a positividade.

Qual é o teu objectivo no rap português ?
O meu objectivo é fazer a minha musica, dar a conhecer o rap para as pessoas que não conhecem a cultura hip hop. Não tenciono ficar rico com o rap, eu gosto mais desta musica do que qualquer coisa na vida, faço os meus sons, há minha maneira, e saber que ao fim do dia continuei a ser eu.

Donde vem a tua inspiração ?
De tudo ... das pessoas ... e o mais engraçado é que me inspiro mais nas coisas negativas ... é o que me leva a ser mais positivo, é estranho ... mas é real, sobretudo nas pessoas na noite ... muitas tornam-se esquisitas. 

Donde vem o teu amor do rap ? 
Já é um amor antigo ... graças a Deus tive a sorte de sempre acompanhar o rap desde o principio, de conheçer a velha escola ... e acompanha-lo atè hoje em dia, tudo isso è amor. O rap influenciou-me em quase tudo o que eu sou. É mais que amor.

Porquê o nome Black Mastah ?
vem dos anos 90. Eu sempre curti os filmes de artes marciais e adorava os Mestres e pensei devia haver um Mestre negro, mas no hip hop ... dai Black Mastah ... Mastah Black (é como me chamam os meus real  niggaz).

É difícil viver na sombra do teu irmão (o NBC) lol ?
Lol, sombra do meu irmão ? Não, nada disso. Uma coisa que fique esclarecida, o NBC é o NBC ... o Mastah é o Mastah. Nada a ver, o meu irmão será sempre a primeira pessoa que eu vou apoiar neste jogo. Eu se estou assim mais chill é porque quero. Sou um gajo que tem tudo nas mãos e as vezes não se importa com nada ... mas eu faço as minhas dicas, o NBC faz as dele, a maneira dele.
Por exemplo, estas a imaginar ele a fazer aquelas battles na rua ? No way man, ele é ele, eu sou eu e ainda bem que é assim !

Foste influenciado por alguns rappers ou outros estilos musicais ?
Sim, claro que sim. Acho que toda a gente foi, Mas eu sou mais virado pro rap de 1996 de East New York até aos tempos da Rakwus em 1999, 2000 e por ai alem.

Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?
Meedoooooooo ... Estou a brincar ! Epa, já vi o futuro mais sorridente, alguns dos novos mcs estão a vir com muita "atitude" e pouca humildade. E depois não demonstram respeito e por mandarem uma ou duas rimas boas já se acham grandes mc`s ... eles falham logo na primeira palavra e talvez a mais importante de todas no rap game : Respect.

O que pensas do rap "comercial" e dos wacks mc's ?
Isso é tudo muito subjectivo, vou começar pelo comercial, o que è ser comercial?  É fazer um som para vender ? Entao mas se esse não era o meu propósito e por acaso tive muito sucesso ? E se eu fazer um som com o TT, estou a ser comercial ? Depois vem a outra parte da moeda, eu já não sou um puto, já tenho 34 anos e não posso andar ai a brincar aos raps ... tive essa conversa com o Xeg a pouco tempo. Epa, é tudo muito complicado. Mas eu nunca faria um som comercial, simplesmente porque não me identifico com isso. Agora a outra questão : oWack mc ... Eu decerto para muita gente devo ser Wack mc e assim sucessivamente, mas eu vejo assim : mais do que as tuas boas rimas é a maneira como tu as relatas. Eu vou ser o primeiro a dizer ao meu amigo se não gostar do som dele e gostava que ele fizesse o mesmo a mim ... não naquela de desrespeitar, mas sim em fazer uma critica construtiva. Porque para derrubar já basta os haters.

O que dizer à um adolescente que gosta muito do hip hop e que quer entrar no movimento rap (mc, dj, b boy, writter) ?
Vai em frente, faz aquilo que tu sentes, mas aplica te só numa vertente. Porque qualquer destes elementos do hip hop não se aprende de um dia para o outro. Aplica-te num só ... e faz há tua maneira, seja qual deles for. Keep it real.

Uma ultima palavra para os leitores ?
A musica, seja ela qual for, seja qual for o estilo, seja hip hop, house, rock ou wareva é das melhores coisas que o homem podia ter inventado. Nunca a deixes. Sê quem és sem imitar ninguém, sê tu próprio ... sempre ! Em qualquer coisa que fizeres.
Um forte abraço ao mano Zeblak por esta entrevista. One love. Paz*


Abril 2010 


Aucun commentaire: