jeudi, avril 08, 2010

Vokábulo entrevistado por Zeblak

[Zeblak] Desde quando faz rap tuga e porquê ?  
[Vokábulo] 1999/2000. Não existe uma razão especifica, para esse "Porque?". Foi vontade espontânea. 

O que é que te incentivou a fazer rap ?
Bom isto começou tudo com o graffiti eu e colegas de turma na altura, ou pessoal da zona, nos nossos tempos livres juntava-mo nos em casa uns dos outros a desenhar e a desenvolver sklizz para depois com a pratica conseguir fazer o melhor possível na parede, e enquanto fazíamos esses projectos a banda sonora a maior parte das vezes era hip hop e um pouco de rock ou funky. Depois, comecei a seguir o que saía cá em Portugal relacionado com rap / hip hop, comprei cd's de Microlandia, Mind da Gap, Rapublica, Boss Ac, 30 Paus que é da minha zona (Fim da linha), que foi um dos primeiros dj's de hiphop tuga a meter o clássico nas ruas, também acompanhava as mixtapes do Cruzfader, mais outras dicas do Bomberjack, e senti que se estava a criar um "grupo" um movimento muito forte do qual gostaria de fazer parte. Isto a nivel nacional, porque mundialmente já acompanhava cenas como NTM, Beastie Boys, 2Pac, B.I.G, Big L, Public Enemy, ja tinha uma ideia do poder que o hip hop tinha em certas partes do mundo, e pronto foi isso que me incentivou, querer ver essa mesma força mundial no meu país.

Donde vem a tua inspiração ? 
De tudo o que me rodeia.

Porquê o nome VOKÁBULO ? 
Vou te ser sincero, eu na altura que comecei a rimar nem tinha nome, rimava só por rimar. Só quando as coisas começaram a ficar mais séria é que decidi arranjar algo para me representar, e pronto como nome diz "VOKABULO" vocabulário é a minha ferramenta essencial, e sem ela não existia rap.

Podes falar do teu antigo crew e dos mc's 'Classe 84' ? 
Não há muito para falar sobre esse assunto, Foi no inicio de tudo eu e um amigo meu de infância (Viza) tínhamos os 2, e depois viemos a conhecer o Indrominado que na altura nos convidou para irmos la a casa gravar umas cenas e nós levamos connosco outro nosso amigo (Neutro), na altura gravamos cerca de 3-4 sons e mandamos um para a revista "Hip Hop Nation", saímos na edição especial, e recebeu um óptima critica, então decidimos criar uma crew para ver no que dava. Depois um ano mais tarde, haviam certas coisas entre as nossas personalidades que não pegavam, e começou por sair um até saírem todos. Hoje em dia nada disso existe, o Viza esta noutra área profissional, o Neutro ainda continuo a gravar umas cenas comigo e não só, com vários artistas, entrou no meu primeiro disco a solo, "Manifesto Futurista", entrou como produtor no álbum "Mais que uma razão" do TT, e penso que em breve ira lançar um álbum para as ruas, internet, podem sempre acompanhar a cena dela através de www.myspace.com/nto84. E como podem ver segui a minha sozinho, gravei um disco sozinho, lancei o em 2007 sozinho e criei a minha própria cena sem depender de ninguém. 


Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?

Nos últimos anos tem se visto uma enorme evolução no rap tuga. Já chegámos a mercados internacionais, já atingimos discos de ouro, somos uns autênticos profissionais de musica. mas, também acontece que existe muito lixo que por vezes é apoiado dentro do rap tuga, que se não for limpo a tempo vai trazer muitos problemas ao nosso tal "movimento". Enquanto continuar cada um por si, e não trabalharem para haver mais concertos, mais apoios, mais apostas, mais confiança, vai ser muito difícil chegar ao tal nível onde tentamos chegar todos os dias, nível de estabilidade, tanto dentro como fora da musica, vivemos num país muito complicado. Mas tenho esperança que os meus netos comam algo do bolo que lhes deixei. 

Foste influenciado com alguns rappers ou outros estilos musicais ? 
Eu fui influenciado por muita coisa como já disse em cima, NTM, BEASTIE BOYS, 2PAC, B.I.G, BIG L, PUBLIC ENEMY, MICHAEL JACKSON, METALLICA, NIRVANA, BOSS AC, MIND DA GAP, BOB MARLEY, GURU, epá tanta coisa que precisava de uma pagina na net só para esta resposta, a dica a mesmo musica tudo o que a musica envolve deixa me maravilhado e com vontade de aprender.

Com quem querias trabalhar (musicalmente claro) ? 

Michael Jackson, Madona, Timbaland, Dr. Dre, Nas, The Game, Blacko, Soprano, Ryal Leslie, Eminem, Jay Z, Pharrell, Stevie Wonder, Kanye West, Steve Aoki, Crookers, Kid Cudi, Juelz Santana, Carlos Santana, Alicia Keys, Beyonce ...

  
Quais são as tuas influenciais sem ser hip hop ? 
Reggae, dancehall, rock, electro, funky, jazz, dubstep, samba, kuduro, tudo o que faz som.


O que pensas do rap "comercial" e dos wacks mc's ?  

Pois para isso de juntar "comercial" e "wacks" tem muito que se lhe diga, primeiro porque para mim isso do underground e comercial é uma conversa á qual não dou mínima importância, porque tu podes ser um mc's que aparece em shows, tv's, que vais a uma discoteca chillar, que tens cd's a serem comercializados nas lojas e podes ser underground, a questão aqui é venderes a tua musica e não quem tu és. E em relação aos wacks para querem vê essa essa divisão entre "underground" e "comercial", uma coisa certas, wacks estão por todo lado.....e eu não gosto deles.


Como definir um mc perfeito ? 
Eu acho que existem mc's assim e assim, razoáveis, bons e muito bons, cada um terá certamente uma característica mais forte, um pode ser mais forte no flow, outro na lírica, outra nas métricas, isso é muito difícil de definir, não existe um mc perfeito mas sim um mc completo.


O que pensas dos mc's fora de Portugal e que fazem Rap em português ? 
Não penso, faço. Dou um grande One Love e toda a força para o continuarem a fazer, representar a nossa língua fora do país é sempre um orgulho, e quantos mais o fizeram melhor para todos nós e para Portugal. Bless ya e continuem que nós estamos cá.


Deixo aqui um espaço "freestyle" para ti ...
Bom pessoal, já sabem podem acompanhar através do (MYSPACE / TWITTER / FACEBOOK / YOUTUBE)  /VOKABULO , é igual para todos, e podem ficar já a saber que o segundo disco esta pronto, vai se chamar "Assim foi" vai ter por volta de 16-17 musicas, novos convidados e vai estar disponível la para Junho deste ano para abrir o verão em grande. Queria agradecer a todos os que me acompanham e que gostam do meu trabalho, a vossa ajuda e opinião é importante para a evolução da minha musica. One !


Abril 2010 

Aucun commentaire: