[Zeblak] Qual foi o teu percurso no hip hop ?
[Seth] O meu percurso na musica vem já de há uns anos valentes comecei em 98 com freestyles que mandava com a malta mais velha da minha zona e que começaram naquela altura um grupo que era Still Rap do qual também fiz parte, mas sempre levei tudo mais na brincadeira. Só pós2003 depois do cd de "Putos Ki a ta Kria" ter saído, que comecei a levar as cenas mais seriamente, passei por vários grupos desde Sistema Urbano com o Arma Vocal que atualmente é membro da "Guerrilha Urbana" (em conjunto com o KappaJotta e o Mnémiko), e depois fundou-se o grupo R.D.C que ainda hoje existe mas como associação musical, entretanto em termos de trabalhos, para além de várias participações e sons soltos, lancei em 2010 uma mixtape para download gratuito denominada "X-Files: Antevisão 2000 &Oje" em que juntei sons antigos com outros mais recentes e participações de outros mc's também, em maio de 2011 lancei também para download gratuito, um álbum de colaborações, e este ano ainda vou lançar o meu álbum de estreia a solo intitulado "2000 &Oje" e conseguir a tempo mais uma mix para download gratuito em conjunto com o Ferry que se vai denominar "Sexta-Feira 13".
Quais são as mensagens nas tuas letras ?
Nos meus temas eu falo não só das minhas vivências como das do meu people, considero-me um mc street de mensagem positiva focado em problemas sociais, não sou muito adepto de eu fazer sons de punchline ou ego tripar, prefiro contar as histórias da minha vida.
Donde vem a tua inspiração ?
A minha inspiração para além do meu dia-a-dia também tenho certos ídolos que me inspiram e que vejo como exemplos seja pela forma como encaram a vida ou pelo seu ativismo na sociedade, e esses ídolos são as pessoas que também lido todos os dias ...
Qual é o teu objetivo no rap português ?
Tornar me uma lenda viva e pôr a minha zona e a minha crew, nos mapas e nos radares, etc (lol) ...
Porquê o nome SETH ?
O nome Seth surgiu porque eu era fanático de mitologia e então curti desse porque era do Deus Seth a mitologia egípcia que era filho de Ísis e era deus do mal mas ao mesmo tempo da cultura.
Como vês a evolução e o futuro do rap tuga ?
Cada vez melhor, penso que o hip hop na Tuga ta com alto nível, tanto o feito em crioulo como o feito em português e prevejo que o futuro do rap por cá venha a ser brilhante, pois temos muitos artistas com qualidade.
Podes falar da antiga época com o Al-x, França, Johnny Bazuka ?
Era mais miúdo nessa altura, foi uma época bastante importante para mim, pois fez-me crescer enquanto pessoas e eles continuam a bulir em musica também, só que por vezes a vida tem certos travões e desestabiliza um pouco as coisas, mas continuamos grandes amigos acima de tudo e apoiamo-nos incondicionalmente, hoje em dia o Al-x e o França tem o grupo deles (a Wesh-Wesh Family) e o Bazuka que mudou o nome de mc para Arma Vocal pertence ao grupo denominado "Guerrilha Urbana" que já tinha mencionado anteriormente nesta entrevista.
Foste influenciado com alguns mc's ou outros estilos musicais ?
Tive vários mc's que me influenciaram, como o Bizzy Bone e o Tech N9ne, ou em Portugal o Malaba e o people com quem já colaborei ate hoje, mas também sempre acompanhei muito outros estilos musicais como soul, reggae, rock, dancehall entre muitos outros estilos, e tudo isso me influenciou e me levou a fazer musica da forma que eu faço.
Com quem querias trabalhar (musicalmente claro) ?
Bizzy Bone (loooool) não se paga para sonhar, mas da Tuga gostava de bulir com os mesmos manos que tenho estado a trabalhar até hoje.
O que dizer à um adolescente que gosta muito do hip hop e que quer entrar no movimento rap ?
Apenas luta pelo que acreditas e não desanimes se ao principio não estejas a fazer algo bem porque ninguém nasce ensinado e é preciso se dedicar muito à música para que dê frutos.
Uma palavra para os soldados do hip hop ?
One luv !
Março 2012